A ATUALIDADE DE PIERRE MONBEIG E O DIREITO DE APRENDER GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0004Palabras clave:
Geografia, Ensino, Professor, Ciência, CríticaResumen
Este artigo destaca as contribuições de Pierre Monbeig para a reflexão contemporânea acerca do valor do ensino de geografia na educação escolar. Discute aproximações entre estas contribuições e outras tendências que também abordam a importância da escola e o valor do ensino de geografia para a formação do pensamento crítico e o desenvolvimento das funções intelectuais de futuras gerações. Destaca a relação que o próprio autor estabelece entre suas concepções de geografia e de ensino, as quais permanecem centrais no debate contemporâneo sobre as perspectivas da ciência geográfica diante dos dilemas que envolvem a formação do geógrafo e professor de geografia. Assinala a preocupação com a qualidade tanto do ensino de geografia quanto da formação do professor. Aponta ainda a necessidade de superação do isolamento existente entre a formação do geógrafo e a do professor de geografia, devido à tendência de expansão de cursos de licenciatura, com variadas cargas horárias e estruturas curriculares, que, em geral, não tem assegurado o pleno domínio do pensamento científico e acadêmico do professor de geografia, não sem efeitos negativos na formação dos estudantes da escolarização básica e também na difusão do valor e da importância do trabalho do geógrafo na sociedade.
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