Balanço de radiação através do satélite Landsat-8 na bacia do Rio Pajeú
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v33i0.124577Palavras-chave:
Saldo de radiação, SEBAL, Imagem orbital, Sensoriamento remotoResumo
O presente estudo tem como objetivo realizar a estimativa do saldo de radiação à superfície-Rn através do algoritmo SEBAL e imagens do satélite Landsat-8 para a Bacia do Rio Pajeú. Os dados de Rn estimados pelo SEBAL foram comparados com medições obtidas em duas estações automáticas localizadas nos municípios de Floresta e Serra Talhada. Foi utilizada uma imagem dos sensores OLI (Operational Land Image) e TIRS (Thermal Infrared Sensor) abordo do satélite Landsat-8, orbita 216 e ponto 66, para o dia 20 de novembro de 2016. A partir das imagens se obteve a radiância e reflectividade espectral, seguido do albedo de superfície, índices de vegetação, emissividade, temperatura superficial, radiação de onda curta incidente – Rs, radiação de onda longa incidente e emitida - Rol,atm e Rol,emi, respectivamente, e Rn. Nos resultados encontrados observa-se que os menores valores de albedo e temperatura foram observados em corpos d’água e vegetação, e maiores valores em áreas urbanas. Estas componentes estão ligadas diretamente com as componentes do saldo de radiação, onde se observou menores valores de Rol,atm e Rol,emi que estão diretamente ligadas a maior ou menor Rn. A validação dos dados do algoritmo SEBAL a partir das estações automáticas foi observado um erro relativo entre 9 e 11% para a imagem Landsat-8 para o dia 20/09/2016, verificando a acurácia das imagens para a estimativa do saldo de radiação à superfície – Rn, para a Bacia do Rio Pajeú.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).