Avaliação da propaganda de medicamentos isentos de prescrição em farmácias comunitárias do Município de Niterói (RJ, Brasil)

Autores

  • Patricky Santos Silva Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ
  • Brena da Costa Campos Rangel Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ
  • Selma Rodrigues de Castilho Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v18i3p77-93

Palavras-chave:

Legislação Sanitária, Medicamentos, Propaganda.

Resumo

O presente trabalho trata-se de estudo transversal para coleta e análise do cumprimento da legislação sanitária em peças de propaganda de medicamentos de venda livre, destinadas aos consumidores, veiculadas em farmácias e drogarias privadas no município de Niterói. Das 826 peças publicitárias de medicamentos coletadas em 80 farmácias, 379 eram inéditas; aproximadamente 99,5% das peças apresentaram algum tipo de irregularidade frente à RDC n. 96/2008, com média de 5,1 infrações por peça analisada, sendo 16 o número máximo de infrações observadas em uma única peça. Os resultados apontam para o risco que o atual panorama da propaganda de medicamentos no país oferece à população, diariamente exposta a essa fonte de (des)informação, e para a necessidade de uma fiscalização mais efetiva da propaganda de medicamentos direcionada a público leigo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricky Santos Silva, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ

    Mestrando em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde pela
    Universidade Federal Fluminense (UFF); especialista em Gestão Pública da Saúde pela UFF.

  • Brena da Costa Campos Rangel, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ

    Graduanda em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Centro de Apoio à Terapia Racional pela Informação Medicamentos da UFF.

  • Selma Rodrigues de Castilho, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ

    Doutora e mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora titular da Faculdade de Farmácia da UFF.

Downloads

Publicado

22.03.2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Silva, P. S., Rangel, B. da C. C., & Castilho, S. R. de. (2018). Avaliação da propaganda de medicamentos isentos de prescrição em farmácias comunitárias do Município de Niterói (RJ, Brasil). Revista De Direito Sanitário, 18(3), 77-93. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v18i3p77-93