A proteção do direito à saúde na era digital: saúde digital, inteligência artificial e direito
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.rdisan.2025.240814Palavras-chave:
Direito à Saúde, Inteligência Artificial, Saúde DigitalResumo
No dia a dia dos sistemas de saúde ao redor do mundo é cada vez mais frequente o uso das ferramentas digitais para a governança de sistemas de saúde e o cuidado de pacientes. Esse conjunto abrangente de produtos e serviços de saúde que se utilizam das novas tecnologias digitais está transformando os sistemas de saúde ao redor do mundo e consolidando a saúde digital como um campo de estudo novo e promissor, especialmente devido aos enormes potenciais benefícios que pode trazer à humanidade. Para compreender os desafios que se avizinham no que se refere à regulação das tecnologias digitais de interesse da saúde, a Revista de Direito Sanitário organizou este número especial: “Direito da saúde digital: oportunidades e desafios regulatórios no Brasil”, voltado exclusivamente à difusão de artigos científicos originais sobre o direito à saúde digital e a regulação da inteligência artificial aplicada à saúde no Brasil e em outras jurisdições nacionais e multilaterais. O fascículo congrega uma série de estudos que refletem criticamente sobre a saúde digital, a IA aplicada à saúde e os efeitos da transformação digital nos sistemas de saúde, analisando seus impactos sobre os direitos fundamentais e possíveis caminhos regulatórios. Esta edição especial busca contribuir para a promoção de uma transformação digital responsável, democrática, plenamente alinhada aos fundamentos, princípios e objetivos do Sistema Único de Saúde e comprometida com a efetivação do direito à saúde de todas as pessoas.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 30 ago. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Direito Sanitário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação adota a licença Creative Commons “Atribuição-4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite: "compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato; adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial." Mais informações sobre a licença podem ser encontradas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt
Ao submeter trabalhos para publicação na Revista de Direito Sanitário, os autores aceitam os termos desta licença e concordam em ceder os direitos autorais para a publicação.
Os autores também concordam com o compromisso da publicação em oferecer acesso aberto a todo o seu conteúdo.

