A alocação de médicos para a Índia rural:

fundamentos regulatórios

Autores

  • Prasanth Subrahmanian National Health Systems Resource Centre. New Delhi
  • Shivangi Rai National Health Systems Resource Centre. New Delhi
  • Himanshu Bhushan National Health Systems Resource Centre. New Delhi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v20i2p196-217

Palavras-chave:

Força de Trabalho em Saúde, Lei do Conselho Médico da Índia, Pós-Graduação, Regulação, Médicos Rurais

Resumo

Este trabalho examina a relação entre o Governo Central e os governos estaduais da Índia no que tange às medidas regulatórias direcionadas à melhoria da disponibilidade e à retenção de médicos alopáticos nas áreas rurais do país, considerando a escassez desses profissionais nessas regiões. A análise é feita à luz do marco legal e da divisão de competências legislativas relativas à regulação da formação dos profissionais médicos. O Governo Central tem introduzido certas disposições na Lei do Conselho Médico da Índia, de 1956, para promover a disponibilidade de médicos nas áreas rurais; concomitantemente, alguns estados também têm implementado disposições com o mesmo objetivo, disposições estas que vão além do que estipula a Lei do Conselho Médico da Índia. Várias dessas medidas tomadas pelos governos estaduais – seja a reserva de vagas de pós-graduação para médicos que trabalham em instituições rurais do governo, seja a formação de quadros de médicos para as áreas rurais sob certas condicionantes – têm sido contestadas nos tribunais e consideradas violadoras da legislação central a qual, inter alia, regula os padrões de formação e o registro dos médicos. A menos que a Lei do Conselho Médico da Índia seja emendada ou o tema da formação dos profissionais médicos seja transferido da competência do Governo Central para à dos estados, as intervenções dos governos estaduais continuarão a ser derrubadas, caso considere-se que elas afetam os padrões de formação dos profissionais médicos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Prasanth Subrahmanian, National Health Systems Resource Centre. New Delhi

    Pós-Graduação em Saúde Pública; graduação em Direito e Enfermaria. Gestor público no Centro Nacional de Recursos do Sistema de Saúde (National Health Systems Resource Centre - NHSRC). Nova Déli.

  • Shivangi Rai, National Health Systems Resource Centre. New Delhi

    Mestrado em Direito na área de Desenvolvimento Internacional e Direitos Humanos da Warwick University (Reino Unido); graduação em Direito no ILS Law College (Pune). Gestor no Centro Nacional de Recursos do Sistema de Saúde (National Health Systems Resource Centre - NHSRC). Nova Déli.

  • Himanshu Bhushan, National Health Systems Resource Centre. New Delhi

    Pós-Graduado em Gestão de Saúde  (PGCHM); graduação em Medicina Geral e Cirurgia (MBBS). Pesquisador no College of General Practitioners (FCGP); pesquisador no Indian College of Gynecology and Obstetrics (FICOG).  Gestor no Centro Nacional de Recursos do Sistema de Saúde (National Health Systems Resource Centre - NHSRC). Nova Déli.

Referências

Downloads

Publicado

12.05.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Subrahmanian, P., Rai, S., & Bhushan, H. (2020). A alocação de médicos para a Índia rural:: fundamentos regulatórios. Revista De Direito Sanitário, 20(2), 196-217. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v20i2p196-217