A importância da escolarização dos filhos no processo de letramento dos pais de uma comunidade rural

Autores

  • Kelly Priscilla Lóddo Cezar Universidade Estadual de Maringá; Programa de Pós-graduação em Educação
  • Tatiane Oliveira da Silva Universidade Estadual de Maringá; Programa de Pós-graduação em Educação
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá; Programa de Pós-graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p152-167

Palavras-chave:

educação, letramento, comunidade rural, conceitos

Resumo

Estudos realizados em diferentes contextos socioculturais constataram que na escola é valorizada a quantidade de vezes e de livros a que criança tem acesso em detrimento de outras modalidades de letramento. Neste trabalho, objetivou-se caracterizar os eventos de letramento de meios pouco letrados: pais de alunos do ensino fundamental (1ª, 2ª, 3ª e 4ª série) de uma comunidade rural do noroeste paranaense. Realizaram-se entrevistas individuais e levantamento dos materiais de letramento existentes em suas casas. Os dados revelaram que a experiência escolar dos alunos se reflete positivamente sobre o acesso dos pais a eventos de letramento. Constatou-se que a aprendizagem dos procedimentos e da funcionalidade da escrita e da leitura por parte das famílias é facilitada pelo contato com livros didáticos e de histórias de seus filhos.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

Cezar, K. P. L., Silva, T. O. da, & Calsa, G. C. (2008). A importância da escolarização dos filhos no processo de letramento dos pais de uma comunidade rural . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(4), 152-167. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p152-167