Seis olhares teórico-metodológicos sobre alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i12p85-107Palavras-chave:
alfabetização, ensino-aprendizagem, contexto escolar.Resumo
É objetivo deste artigo apresentar subsídios teórico-metodológicos sobre o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, destacando a complexidade da alfabetização em contexto escolar. São tratadas seis concepções teóricas, fundamentadas em estudos decorrentes da linguística, sociolinguística, pedagogia, psicolinguística, psicologia do desenvolvimento e pragmática linguística. Por fim, indicam-se aspectos norteadores para a elaboração de propostas didáticas de alfabetização.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-10-10
Edição
Seção
Fundamentos da Educação e Alfabetização
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Trescastro, L. B. (2012). Seis olhares teórico-metodológicos sobre alfabetização. Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 6(12), 85-107. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i12p85-107