Interiorização da educação superior pública no Brasil: pontos de atenção, ajustes e autonomia universitária

Autores

  • Hustana Maria Vargas Doutora em Ciências Humanas (Educação). Professora Adjunta na Faculdade de Educação e no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2016.V3.N5.2245

Palavras-chave:

Interiorização, autonomia universitária, universidades federais, Brasil

Resumo

Passados oito anos de implantação do Programa de Expansão das universidades federais no Brasil, pode-se identificar múltiplos impasses, possibilidades e dificuldades no processo de interiorização por ele desencadeado. Este trabalho destaca elementos centrais desse processo, como a oferta e o preenchimento de vagas, a permanência dos estudantes com as consequentes taxas de conclusão, e a qualidade da educação ofertada, considerando-se a dicotomia na oferta na sede e no interior. Toma o caso da Universidade Federal Fluminense (UFF), uma das mais interioriorizadas do país, para discutir a efetividade da autonomia da universidade perante os desafios do processo, levantando questões para sua continuidade.

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Publicado

2016-10-05

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Interiorização da educação superior pública no Brasil: pontos de atenção, ajustes e autonomia universitária. (2016). Revista De Estudios Brasileños, 3(5). https://doi.org/10.3232/REB.2016.V3.N5.2245