Cidade, patrimônio e indústria cultural: o polo cinematográfico de Santa Efigênia em questão

Autores

  • Herta Franco Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2019612189203

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Cinema da Boca, indústria cultural, ferrovia

Resumo

O trabalho proposto analisa a importância do polo cinematográfico de Santa Efigênia (São Paulo) como patrimônio cultural. Situado nos arredores das estações ferroviárias da Luz (1888-1900) da Sorocabana (1925-1938), o polo foi responsável pela produção de filmes de diversos gêneros entre os anos 1960 e 1980, chegando a atingir cerca de 60% da produção nacional. Também conhecido como “Cinema da Boca” era realizado de modo “artesanal”, fora dos grandes estúdios, tendo a rua do Triunfo como espaço privilegiado para as relações de trabalho e de sociabilidade. Trata-se de um bem cultural diretamente ligado à história do cinema brasileiro e à consolidação da indústria cultural de São Paulo entre os anos 1910 e 1980, exemplificando a estreita relação desta com o transporte ferroviário ao longo do século XX.

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Publicado

2019-05-16

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Cidade, patrimônio e indústria cultural: o polo cinematográfico de Santa Efigênia em questão. (2019). Revista De Estudios Brasileños, 6(12), 189-203. https://doi.org/10.14201/reb2019612189203