Ciências Sociais Computacionais e análise de conteúdo: reflexões a partir da produção latino-americana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb20231021151167

Palavras-chave:

Ciências Sociais Computacionais, Análise de Conteúdo, América Latina, Text as Data, PLN

Resumo

As Ciências Sociais Computacionais (CSC) têm emergido como um campo híbrido formado pela intersecção das Ciências Sociais e da Ciência da Computação, e que se desenvolve pela ampliação da capacidade de análise dos pesquisadores pelos computadores e pelo exponencial crescimento de dados digitais, além de pesquisas baseadas em simulações computacionais baseadas em agentes. Nesse sentido, diversos temas, áreas e metodologias das humanidades têm sido impactadas. Um dos campos potencializados, nesse sentido, é o estudo de objetos sociais/políticos a partir da comunicação humana com Análise de Conteúdo. Apesar de não ser um método recente, pesquisadores e analistas de conteúdos lidam com dificuldades e limites da pesquisa causados pela subjetividade e replicabilidade e têm visto na automatização por meio de computadores a superação desta questão. Assim, buscamos identificar como se deu a incorporação de uma metodologia tradicional pelas CSC na América Latina buscando escrutinar como os cientistas sociais estão operacionalizando as transições teóricas/epistemológicas nesse campo em formação. Para tanto, fizemos análise cientométrica de artigos publicados por instituições e pesquisadores da região e os dados demonstram uma bibliografia composta de autores mais tradicionais das humanidades, mas com forte incorporação metodológica das técnicas da Ciência da Computação. 

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Biografia do Autor

  • Gleidylucy Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

    Professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Brasil).

  • Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal do Paraná

    Professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR, Brasil).

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Publicado

2023-10-03

Como Citar

Ciências Sociais Computacionais e análise de conteúdo: reflexões a partir da produção latino-americana. (2023). Revista De Estudios Brasileños, 10(21), 151-167. https://doi.org/10.14201/reb20231021151167