“Morte e vida Severina”: uma cartografia entre sons, imagens e educações na minissérie para TV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2024112387101

Palavras-chave:

“Morte e vida Severina”, educação musical, educação visual

Resumo

Esse artigo toma para estudo a versão de “Morte e vida Severina”, escrita originalmente por João Cabral de Melo Neto, para a minissérie especial realizada pela TV Globo em 1981. Buscamos compreender alguns parâmetros e conceitos sonoro-musicais bem como a construção imagética presente nessa obra como possibilidade em educação musical e visual. Para tal, indagamos como foram produzidas as músicas, os sons e as imagens nesse produto cultural e o que poderiam nos ensinar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com inspiração metodológica na cartografia, utilizando como procedimento de construção dos dados a decupagem parcial da produção audiovisual e a análise segundo o método documentário de análise de imagens. Consideramos que as linguagens cinematográfica, sonora e musical, que compõem a produção audiovisual, contribuem não só para a para a concepção estética da obra, mas possibilitam atravessamentos, que nos afetam, provocando nos espectadores sentimentos, emoções e sensações diversas, que participam ativamente da nossa educação visual, sonora, estética e sensível.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano de Barros Carneiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorando em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil).

  • Giovana Scareli, Universidade Federal de São João del-Rei

    Professora associada da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ, Brasil).

Referências

Bohnsack, R. (2013). A interpretação de imagens segundo o método documentário. In W. Weller & N. Pfaff (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes.

Chion, M. (2011). A audiovisão: Som e imagem no cinema. Lisboa: Edições Texto e Grafia Ltda.

Holanda, C. B. (2016). O gênio nasce: Chico Buarque de Holanda. [entrevista gravada e transcrita pelo Jornalivro Porandubas, boletim interno da PUC-SP, ano IV]. In J. C. Melo Neto. Morte e vida Severina. Edição especial 60 anos (pp. 71 -77). Rio de Janeiro: Alfaguara.

Lima, A. A. (2016). Apresentação. In J. C. Melo Neto. Morte e vida Severina (edição especial de 60 anos). Rio de Janeiro: Alfaguara.

Marques, I. (2021). João Cabral de Melo Neto: uma biografia. São Paulo: Todavia.

Martin, M. (2003). A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense.

Melo Neto, J. C. (1981-2011). Morte e vida Severina. Minissérie de TV. Direção Walter Avancini. Globo Marcas. DVD.

Melo Neto, J. C. (2016). Morte e vida Severina. Edição especial 60 anos. Rio de Janeiro: Alfaguara.

Passos, E., Kastrup, V., & Escóssia, L. (2015). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina.

Plaza, J. (1987). Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva; Brasília: CNPq.

Rey, M. (2003). O roteirista profissional: televisão e cinema. São Paulo: Ática.

Secchin, A. C. (2016). Apresentação. In J. C. Neto. Morte e vida Severina (edição especial de 60 anos). Rio de Janeiro: Alfaguara.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

“Morte e vida Severina”: uma cartografia entre sons, imagens e educações na minissérie para TV. (2024). Revista De Estudios Brasileños, 11(23), 87-101. https://doi.org/10.14201/reb2024112387101