Processo de planejamento na prática da enfermagem em um hospital de ensino

Autores

  • Maria Helena Trench Ciampone USP; EE; ENO; Departamento de Orientação Profissiona
  • Marta Maria Melleiro USP; HU; Divisão de enfermagem da Área Materno Infantil
  • Mônica Regina Brandão da Silva USP; HU; Departamento de Enfermagem
  • Ivanize Pereira USP; HU

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62341998000300010

Palavras-chave:

Planejamento, Referenciais Metodológicos de Planejamento, Gerenciamento da Assistência

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar os referenciais teórico-metodológicos que tem norteado o desenvolvimento da função genencial-planejantento, tina prática da enfermagem, em um hospital de ensino vinculado à Universidade de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória-descritiva, sendo que participaram da mesma, 13 enfermeiras chefes de seção, compreendendo a totalidade das chefias do Departamento de Enfermagem. A coleta de dados foi realizada pelas pesquisadoras, por meio de um formulário. Os dados foram analisados e frente aos resultados enfatizamos a importância da incorporação do referencial do planejamento estratégico na pratica da enfermagem, no sentido de favorecer a introdução de mudanças.

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Publicado

1998-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ciampone, M. H. T., Melleiro, M. M., Silva, M. R. B. da, & Pereira, I. (1998). Processo de planejamento na prática da enfermagem em um hospital de ensino. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 32(3), 273-280. https://doi.org/10.1590/S0080-62341998000300010