Liga de Dor: uma experiência de ensino extracurricular

Autores/as

  • Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta Universidade São Paulo; Escola de Enfermagem; Depto de Enfermagem Médico-Cirúrgica
  • Manoel Jacobsen Teixeira Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Patrícia Simões Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • César Simões Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Diná de A Lopes Monteiro da Cruz Universidade São Paulo; Escola de Enfermagem; Depto de Enfermagem Médico-Cirúrgica
  • Massako Okada USP; FM; Hospital das clínicas; Divisão de clínica Neurológica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62341998000300011

Palabras clave:

Dor, Dor crônica, Educação em dor, Educação em enfermagem, Educação médica

Resumen

Os objetivos deste estudo foram descrever um programa extracurricular de educação em dor, organizado na forma de Liga, e identificar a opinião dos alunos sobre esse modelo de ensino. O Estatuto e o Regimento Interno da Liga de Dor foram as fontes e dados para a descrição da sua organização e funcionamento. Todos os alunos que frequentaram a Liga de Dor nos anos de 1995 e 1996 foram solicitados a responder um questionário sobre suas experiências na Liga. A Liga de Dor foi organizada sob o patrocínio do Centro Acadêmico Osvaldo Cruz, da Faculdade de Medicina da USP, e Centro Acadêmico XXXI de Outubro, da Escola de Enfermagem da USP, em 1995. É composta por alunos dessas duas faculdades e profissionais enfermeiros e médicos, de várias especialidades. Todas as atividades são voluntárias, desenvolvidas em período extracurricular e os estudantes dirigem a Liga. Os objetivos da Liga são: melhorar a qualidade do ensino sobre dor nas escolas médica e de enfermagem, desenvolver pesquisas relativas à epidemiologia, clínica e controle da dor e promover modelo de assistência multidisciplinar e multiprofissional. A maioria dos alunos expressou ter alcançado seus objetivos, total ou parcialmente; ter aumentado seu conhecimento sobre as síndromes álgicas e sobre o manejo do doente com dor; sentir-se gratificado com sua atividade; que o tema dor deveria ser incluído no currículo de modo mais específico e que recomendaria a outros colegas a participação na Liga de Dor. As opiniões dos estudantes mostraram que a Liga de Dor pode ser um modelo útil para a introdução do ensino da dor nos cursos de graduação e enfermagem e de medicina.

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Publicado

1998-10-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Pimenta, C. A. de M., Teixeira, M. J., Simões, P., Simões, C., Cruz, D. de A. L. M. da, & Okada, M. (1998). Liga de Dor: uma experiência de ensino extracurricular. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 32(3), 281-289. https://doi.org/10.1590/S0080-62341998000300011