Educação à distância em processos de esterilização de materiais

Autores

  • Maria Cristina Ferreira Quelhas Universidade Estadual de Campinas; Hospital das Clínicas
  • Maria Helena Baena de Moraes Lopes Universidade Estadual de Campinas
  • Edilene Aparecida Ropoli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000400012

Palavras-chave:

Educação a distância, Esterilização, Informática em enfermagem

Resumo

Este artigo descreve as etapas de desenvolvimento de um curso de educação à distância (EAD) sobre Processos de Esterilização de Materiais, com o uso da Internet; sua avaliação por especialistas em processos de esterilização e em EAD; o perfil dos alunos e avaliadores; a participação dos alunos e sua opinião sobre o curso. O ambiente de aprendizagem escolhido foi o TelEduc. Utilizou-se a metodologia de ensino Aprendizagem Baseada em Casos (ABC). A população-alvo foi constituída por enfermeiros da Região Metropolitana de Campinas e cidades do Estado de São Paulo. Dos 58 enfermeiros convidados, 14 se inscreveram e 11 finalizaram o curso. O curso foi avaliado pelos juízes antes e após a sua aplicação. Um questionário do tipo Likert foi utilizado para avaliar a opinião dos alunos . A metodologia ABC favoreceu a participação dos alunos e o curso foi avaliado positivamente.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Quelhas, M. C. F., Lopes, M. H. B. de M., & Ropoli, E. A. (2008). Educação à distância em processos de esterilização de materiais. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 42(4), 697-705. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000400012