Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico

Autores

  • Isabel Yovana Quispe Mendoza Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Aparecida de Cássia Giani Peniche Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Vilanice Alves de Araujo Püschel Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000700018

Palavras-chave:

Hipotermia, Auxiliares de enfermagem, Educação em enfermagem, Enfermagem perioperatória, Aprendizagem

Resumo

Objetivou-se identificar a diferença no conhecimento sobre hipotermia do auxiliar de enfermagem após a intervenção educativa. A base conceitual de educação fundamenta-se na perspectiva da aprendizagem significativa, aliada à construção de mapa conceitual e à realização de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário validado por especialistas. A média do conhecimento após a intervenção educativa teve aumento de 3,49 pontos. Não se verificou diferença significativa do conhecimento quando foi relacionado às variáveis sociais e de formação estudadas. Conclui-se que a intervenção educativa foi satisfatória na medida em que as informações sobre hipotermia foram ancoradas e modificadas na estrutura cognitiva dos auxiliares de enfermagem.

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Publicado

2012-10-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Mendoza, I. Y. Q., Peniche, A. de C. G., & Püschel, V. A. de A. (2012). Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(spe), 123-129. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000700018