INDICADORES PARA REESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: EXPECTATIVAS DOS PROFISSIONAIS E APRECIAÇÃO DO CURRÍCULO POR EX-ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.1590/0080-6234198902300200069Palabras clave:
Currículo, Ensino de enfermagemResumen
Para orientar a reestruturação curricular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto — Universidade de São Paulo, foram utilizados como indicadores: 1) levantamento das expectativas dos profissionais de enfermagem quanto à profissão, funções, outros membros da equipe e docentes da Escola; 2) apreciação do currículo por esses profissionais (ex-alunos). Foram consultados 115 enfermeiros dos 5 hospitais gerais de Ribeirão Preto, sendo respondidos 49 questionários (42,6%). O questionário entregue pessoalmente ao profissional (juntamente com orientação quanto ao preenchimento e ao prazo de devolução), compunha-se de 9 perguntas abertas. A categorização das respostas permite afirmar que: a função assistencial é mais enfatizada; as expectativas do indivíduo enquanto aluno se modificam com o exercício da profissão; 60% dos entrevistados consideram adequado o conteúdo das disciplinas de Graduação e 69,4% consideram dispensáveis as habilitações.Descargas
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Publicado
1989-04-01
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Original Articles
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Cómo citar
Tavares, M. S. G., Ruffino, M. C., Santos, B. M. de O., & Casagrande, L. D. R. (1989). INDICADORES PARA REESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: EXPECTATIVAS DOS PROFISSIONAIS E APRECIAÇÃO DO CURRÍCULO POR EX-ALUNOS. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 23(2), 69-82. https://doi.org/10.1590/0080-6234198902300200069