INDICADORES PARA REESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: EXPECTATIVAS DOS PROFISSIONAIS E APRECIAÇÃO DO CURRÍCULO POR EX-ALUNOS

Autores

  • Maria Solange Guarino Tavares Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Márcia Caron Ruffino Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Branca Maria de Oliveira Santos Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Lizete Diniz Ribas Casagrande Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-6234198902300200069

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de enfermagem

Resumo

Para orientar a reestruturação curricular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto — Universidade de São Paulo, foram utilizados como indicadores: 1) levantamento das expectativas dos profissionais de enfermagem quanto à profissão, funções, outros membros da equipe e docentes da Escola; 2) apreciação do currículo por esses profissionais (ex-alunos). Foram consultados 115 enfermeiros dos 5 hospitais gerais de Ribeirão Preto, sendo respondidos 49 questionários (42,6%). O questionário entregue pessoalmente ao profissional (juntamente com orientação quanto ao preenchimento e ao prazo de devolução), compunha-se de 9 perguntas abertas. A categorização das respostas permite afirmar que: a função assistencial é mais enfatizada; as expectativas do indivíduo enquanto aluno se modificam com o exercício da profissão; 60% dos entrevistados consideram adequado o conteúdo das disciplinas de Graduação e 69,4% consideram dispensáveis as habilitações.

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Publicado

1989-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Tavares, M. S. G., Ruffino, M. C., Santos, B. M. de O., & Casagrande, L. D. R. (1989). INDICADORES PARA REESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: EXPECTATIVAS DOS PROFISSIONAIS E APRECIAÇÃO DO CURRÍCULO POR EX-ALUNOS. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 23(2), 69-82. https://doi.org/10.1590/0080-6234198902300200069