A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800024Resumo
Objectivo Identificar a perceção dos estudantes acerca da utilização da arte como estratégia pedagógica na aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem; Identificar as dimensões de cada padrão valorizadas na análise das obras de arte. Método Estudo descritivo e misto. A colheita de dados com recurso a um questionário, aplicado a 31 estudantes de enfermagem. Resultados Na análise do discurso dos estudantes está implícito que o conhecimento empírico inclui: conhecimento científico, tradição e natureza dos cuidados. O conhecimento estético implica: expressividade, subjetividade e sensibilidade. O autoconhecimento, a experiência, a atitude reflexiva e a relação com os outros são as subcategorias do conhecimento pessoal e a moral e a ética suportam o conhecimento ético. Conclusão É possível aprender os padrões de conhecimento através da arte, sobretudo do estético, ético e pessoal. É necessário investigar mais as estratégias pedagógicas que contribuam para a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Baixinho, C. L., Ferraz, I. C. B., Ferreira, Óscar M. R., & Rafael, H. M. da S. (2014). A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(spe2), 164-170. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800024