A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem

Autores

  • Cristina Lavareda Baixinho Lisboa School of Nursing; Unit of Development and Research in Nursing
  • Isabel Carvalho Beato Ferraz Lisboa School of Nursing; Unit of Development and Research in Nursing
  • Óscar Manuel Ramos Ferreira Lisboa School of Nursing; Unit of Development and Research in Nursing
  • Helga Marilia da Silva Rafael Lisboa School of Nursing; Unit of Development and Research in Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800024

Resumo

Objectivo Identificar a perceção dos estudantes acerca da utilização da arte como estratégia pedagógica na aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem; Identificar as dimensões de cada padrão valorizadas na análise das obras de arte. Método Estudo descritivo e misto. A colheita de dados com recurso a um questionário, aplicado a 31 estudantes de enfermagem. Resultados Na análise do discurso dos estudantes está implícito que o conhecimento empírico inclui: conhecimento científico, tradição e natureza dos cuidados. O conhecimento estético implica: expressividade, subjetividade e sensibilidade. O autoconhecimento, a experiência, a atitude reflexiva e a relação com os outros são as subcategorias do conhecimento pessoal e a moral e a ética suportam o conhecimento ético. Conclusão É possível aprender os padrões de conhecimento através da arte, sobretudo do estético, ético e pessoal. É necessário investigar mais as estratégias pedagógicas que contribuam para a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Baixinho, C. L., Ferraz, I. C. B., Ferreira, Óscar M. R., & Rafael, H. M. da S. (2014). A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(spe2), 164-170. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800024