Tecnologia assistiva para mulheres com deficiência visual acerca do preservativo feminino: estudo de validação

Autores

  • Luana Duarte Wanderley Cavalcante Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal do Ceará
  • Giselly Oseni Barbosa Oliveira Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal do Ceará
  • Paulo César de Almeida Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal do Ceará
  • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças Universidade Federal do Ceará; Nursing Department; Universidade Federal do Ceará
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca Universidade Federal do Ceará; Nursing Department; Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000100002

Resumo

OBJETIVO Validar tecnologia assistiva para mulheres com deficiência visual aprenderem a utilizar o preservativo feminino. MÉTODO Estudo de desenvolvimento metodológico, realizado em página da web, com coleta de dados entre maio e outubro de 2012. Participaram 14 juízes, sendo sete juízas em saúde sexual e reprodutiva (1ª etapa) e sete em educação especial (2ª etapa). RESULTADOS Todos os itens atingiram o parâmetro adotado de 70% de concordância. Na 1ª etapa foi acrescentada a representação do colo do útero com novos materiais e na 2ª incluiu-se que as instruções devem ser ouvidas duas vezes. CONCLUSÃO A tecnologia foi validada e está adequada quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância. É um instrumento de promoção da saúde válido, inovador e de baixo custo, que poderá auxiliar mulheres com deficiência visual a utilizar o preservativo feminino.

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Publicado

2015-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Cavalcante, L. D. W., Oliveira, G. O. B., Almeida, P. C. de, Rebouças, C. B. de A., & Pagliuca, L. M. F. (2015). Tecnologia assistiva para mulheres com deficiência visual acerca do preservativo feminino: estudo de validação . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 49(1), 14-21. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000100002