PROGRAMAS DE SAÚDE: ANÁLISE CRÍTICO-COMPARATIVA DE LIVROS-TEXTO

Autores

  • María Angela Quilici de Medeiros Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-6234198902300300257

Palavras-chave:

Livros texto — Avaliação, Programas de saúde, Educação em saúde

Resumo

Os livros-texto de Programas de Saúde, em especial os destinados ao ensino de 1- grau, raramente são livros individuais, que contêm apenas o conteúdo destes programas; freqüentemente, vem estes como "apêndice" de um livro de Ciências. Os de 2- grau constituem um pequeno conjunto de textos, alguns deles passíveis de críticas quanto à didedignidade de conceitos, profundidade de conteúdo e outros requisitos. Considerando as ponderações acima, a autora julgou necessária a realização deste estudo, pois os livros didáticos de Programas de Saúde ainda permanecem pouco explorados, apesar de existirem inúmeros artigos e teses sobre o livro-texto de outras disciplinas. Os resultados do presente estudo fornece-nos uma caracterização do professor que desenvolve os Programas de Saúde, como também uma análise dos livros-texto destinados a estes programas quanto aos elementos mecânicos, organização e apresentação do conteúdo, conteúdo propriamente dito, exercícios, ilustrações, referências bibliográficas e índices, apêndices, prefácio e glossário.

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Publicado

1989-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Medeiros, M. A. Q. de. (1989). PROGRAMAS DE SAÚDE: ANÁLISE CRÍTICO-COMPARATIVA DE LIVROS-TEXTO. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 23(3), 257-293. https://doi.org/10.1590/0080-6234198902300300257