Planejamento de ensino em enfermagem: intenções educativas e as competências clínicas

Autores

  • Magda Cristina Queiroz Dell'Acqua Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Enfermagem
  • Ana Maria Kazue Miyadahira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Cilene Aparecida Costardi Ide Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000200002

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Educação baseada em competências, Competência profissional, Prática profissional

Resumo

Pensar a formação de enfermeiros pressupõe articular essa questão às expressões de referenciais teóricos, na perspectiva de uma vertente pedagógica que passe pelo construtivismo e por competências. O objetivo foi caracterizar, numa visão longitudinal, a constituição das competências assistenciais nos cursos de graduação em Enfermagem contidas nos Planos de Ensino. O estudo teve um caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Foi realizada uma análise documental dos 9 planos de ensino das disciplinas assistenciais da graduação. Os aspectos ético-legais foram garantidos, sendo os dados coletados após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados evidenciaram uma organização curricular centrada em disciplinas, mantendo lógicas internas aparentemente refratárias às organizações somativas. Daí emergem sinalizações de uma aprendizagem com vínculos pouco substantivos entre os conhecimentos prévios e a potencialização do julgamento crítico e do raciocínio clínico. Como proposta, o estudo trouxe reconsiderações para o processo de ensino-aprendizagem e a influência da concepção construtivista na proposição das competências clínicas.

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Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Dell'Acqua, M. C. Q., Miyadahira, A. M. K., & Ide, C. A. C. (2009). Planejamento de ensino em enfermagem: intenções educativas e as competências clínicas. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(2), 264-271. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000200002