Atividade física de escolares: análise segundo o modelo teórico de promoção da saúde de Pender
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000400006Palavras-chave:
Promoção da saúde, Atividade motora, Criança, AdolescenteResumo
Estudo com objetivo de descrever hábitos de atividade física presentes no cotidiano de escolares e analisar a prática de atividade física e seus determinantes, a partir do primeiro componente do modelo teórico de promoção da saúde de Pender. Estudo transversal, realizado em 2004 e 2005, com 79 escolares de escola pública de Fortaleza. Coleta de dados em entrevista e exame físico. Os dados foram analisados com base no modelo teórico citado. A maioria dos escolares tinha prática ativa de atividades físicas (60). Os adolescentes, proporcionalmente, foram mais ativos (80,4%). Os sedentários tiveram prevalência maior de sobrepeso e obesidade (21,1%). Grande parte dos escolares desenvolvia atividades físicas ao ar livre, que não requeriam estrutura física e boas condições econômicas. Os resultados mostraram ser possível trabalhar a relação entre o primeiro componente do modelo teórico de promoção da saúde de Pender e o cotidiano dos escolares referentes às práticas de atividades físicas.Downloads
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Publicado
2009-12-01
Edição
Seção
Artigo Original
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Como Citar
Guedes, N. G., Moreira, R. P., Cavalcante, T. F., Araujo, T. L. de, & Ximenes, L. B. (2009). Atividade física de escolares: análise segundo o modelo teórico de promoção da saúde de Pender. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(4), 744-780. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000400006