Funções essenciais de saúde pública no currículo de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000100012Palavras-chave:
Currículo, Saúde pública, Educação em enfermagem, Escolas de EnfermagemResumo
O referencial das Funções Essenciais de Saúde Pública (FESP), da Organização Pan-Americana da Saúde, foi desenvolvido para melhorar o desempenho da saúde pública, o qual depende da formação dos profissionais de saúde. Foi realizado um estudo de caso com objetivo de identificar a inserção das FESP no Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram definidas palavras-chave a partir das definições das onze FESP, procedendo-se à busca nos planos de ensino das disciplinas do Currículo. Verificou-se a inserção de dez FESP, sendo a de maior ocorrência a de desenvolvimento de recursos humanos e capacitação em saúde pública. O Currículo em estudo contempla algumas FESP de forma mais intensa, o que deve propiciar a formação de enfermeiras capazes de contribuir para o desempenho destas. É necessário inserir as demais, contribuindo para o bom desempenho da saúde pública pelos profissionais formados na instituição.Downloads
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Publicado
2010-03-01
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Artigo Original
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Como Citar
Rodrigues, C. D. S., & Witt, R. R. (2010). Funções essenciais de saúde pública no currículo de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 44(1), 84-91. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000100012