Funções essenciais de saúde pública no currículo de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autores

  • Carla Daiane Silva Rodrigues Hospital das Clínicas de Porto Alegre
  • Regina Rigatto Witt Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000100012

Palavras-chave:

Currículo, Saúde pública, Educação em enfermagem, Escolas de Enfermagem

Resumo

O referencial das Funções Essenciais de Saúde Pública (FESP), da Organização Pan-Americana da Saúde, foi desenvolvido para melhorar o desempenho da saúde pública, o qual depende da formação dos profissionais de saúde. Foi realizado um estudo de caso com objetivo de identificar a inserção das FESP no Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram definidas palavras-chave a partir das definições das onze FESP, procedendo-se à busca nos planos de ensino das disciplinas do Currículo. Verificou-se a inserção de dez FESP, sendo a de maior ocorrência a de desenvolvimento de recursos humanos e capacitação em saúde pública. O Currículo em estudo contempla algumas FESP de forma mais intensa, o que deve propiciar a formação de enfermeiras capazes de contribuir para o desempenho destas. É necessário inserir as demais, contribuindo para o bom desempenho da saúde pública pelos profissionais formados na instituição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2010-03-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Rodrigues, C. D. S., & Witt, R. R. (2010). Funções essenciais de saúde pública no currículo de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 44(1), 84-91. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000100012