Proposta educacional virtual sobre atendimento da ressuscitação cardiopulmonar no recém-nascido
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000200025Palavras-chave:
Informática em enfermagem, Educação em enfermagem, Tecnologia educacionalResumo
O objetivo deste estudo foi desenvolver uma proposta educacional virtual, utilizando recursos multimídia, visando inovar, dinamizar e diversificar espaços de comunicação e interação, favorecendo o processo de ensino aprendizagem autônomo e reflexivo do enfermeiro. Este trabalho constitui-se de uma pesquisa aplicada, seguindo as fases cíclicas e interativas de concepção e planejamento, desenvolvimento e implementação. A proposta educacional foi desenvolvida na plataforma TelEduc, utilizando ferramentas de organização, de conteúdo, de comunicação, do aluno e do administrador. Os módulos de ensino referiram-se as seguintes temáticas: Módulo 1 - Fundamentos de anatomia e fisiologia cardíacas do recém-nascido; Módulo 2 - Fatores de risco para ocorrência da parada cardiorrespiratória no recém-nascido; Módulo 3 - Planejamento da assistência de enfermagem; Módulo 4 - Medicações empregadas na parada cardiorrespiratória no recém-nascido; e Módulo 5 - Atendimento da parada cardiorrespiratória no recém-nascido. Este projeto pode contribuir com a inovação do ensino em enfermagem a partir de uma proposta educacional virtual sobre um tema de relevância que é o atendimento da ressuscitação cardiopulmonar do recém-nascido.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-06-01
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Gonçalves, G. R., Peres, H. H. C., Rodrigues, R. de C., Tronchin, D. M. R., & Pereira, I. M. (2010). Proposta educacional virtual sobre atendimento da ressuscitação cardiopulmonar no recém-nascido. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 44(2), 413-420. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000200025