A experiência de sofrimento: histórias narradas pela criança hospitalizada
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000100017Palavras-chave:
Criança hospitalizada, Estresse psicológico, Enfermagem pediátrica, NarraçãoResumo
O estudo teve como objetivo conhecer a experiência de sofrimento de crianças em idade escolar hospitalizadas. Como estratégia metodológica, utilizamos a pesquisa de narrativa e como referencial teórico o Modelo de Sofrimento. Os dados foram coletados com 14 crianças, através de entrevistas semiestruturadas, norteadas pela questão: Me conte a sua história de ter ficado doente e ter vindo para o hospital. Os resultados mostram que os eventos hospitalares compõem a experiência de sofrimento da criança, identificados em cinco categorias para os eventos narrados: conhecendo o sofrimento causado pela doença; tolerando para sobreviver à experiência de doença; relaxando na tolerância para liberar suas emoções; vivendo o sofrimentoe flutuando entre a tolerância e o sofrimento. O sofrimento ou tolerância da criança é determinado pelo contexto da experiência e pelo suporte ou interações que vivencia. Concluímos que oferecer oportunidades para a criança expressar-se e tornar o sofrimento suportável é obrigação da enfermagem.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-03-01
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Vasques, R. C. Y., Bousso, R. S., & Mendes-Castillo, A. M. C. (2011). A experiência de sofrimento: histórias narradas pela criança hospitalizada. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(1), 122-129. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000100017