A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000400003Palavras-chave:
Criança hospitalizada, Percepção, Enfermagem pediátrica, Jogos e brinquedosResumo
O estudo teve por objetivo descrever os sentimentos do escolar no que se refere à hospitalização e discutir a sua percepção sobre esse fato. Abordagem qualitativa com dados coletados por meio de gravação, utilizando entrevista semiestruturada, da qual obteve-se o tópico de análise: percepções e sentimentos apontados pelo escolar durante a hospitalização. Constatou-se que os sentimentos apontados pelas crianças, durante a hospitalização, são de restrição, medo, dor, preocupação, saudades e ansiedade. A maioria percebeu a hospitalização como algo negativo, contudo, esses sujeitos apontaram também aspectos positivos, como carinho exclusivo da mãe; acesso a produtos alimentares que não estão disponíveis em seu domicílio e compensações recebidas por estar doente. O brincar apareceu como uma atividade importante que ameniza os aspectos negativos da hospitalização. Concluiu-se que, apesar dos sentimentos negativos, o escolar é capaz de perceber que a hospitalização é importante para a sua recuperação.Downloads
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Publicado
2011-08-01
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Artigo Original
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Como Citar
Lapa, D. de F., & Souza, T. V. de. (2011). A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(4), 811-817. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000400003