A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem

Autores

  • Danielle de Freitas Lapa Universidade Federal do Rio de Janeiro; Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Tania Vignuda de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro; Escola de Enfermagem Anna Nery; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000400003

Palavras-chave:

Criança hospitalizada, Percepção, Enfermagem pediátrica, Jogos e brinquedos

Resumo

O estudo teve por objetivo descrever os sentimentos do escolar no que se refere à hospitalização e discutir a sua percepção sobre esse fato. Abordagem qualitativa com dados coletados por meio de gravação, utilizando entrevista semiestruturada, da qual obteve-se o tópico de análise: percepções e sentimentos apontados pelo escolar durante a hospitalização. Constatou-se que os sentimentos apontados pelas crianças, durante a hospitalização, são de restrição, medo, dor, preocupação, saudades e ansiedade. A maioria percebeu a hospitalização como algo negativo, contudo, esses sujeitos apontaram também aspectos positivos, como carinho exclusivo da mãe; acesso a produtos alimentares que não estão disponíveis em seu domicílio e compensações recebidas por estar doente. O brincar apareceu como uma atividade importante que ameniza os aspectos negativos da hospitalização. Concluiu-se que, apesar dos sentimentos negativos, o escolar é capaz de perceber que a hospitalização é importante para a sua recuperação.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Lapa, D. de F., & Souza, T. V. de. (2011). A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(4), 811-817. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000400003