Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula

Autores

  • Aline Raquel Sgariboldi Faculdade de Medicina de Jundiaí
  • Ana Cláudia Giesbrecht Puggina Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Maria Júlia Paes da Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500025

Palavras-chave:

Estudantes, Docentes, Comunicação não-verbal, Emoções, Percepção

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-10-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Sgariboldi, A. R., Puggina, A. C. G., & Silva, M. J. P. da. (2011). Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(5), 1206-1212. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500025