Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500025Palavras-chave:
Estudantes, Docentes, Comunicação não-verbal, Emoções, PercepçãoResumo
O estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-10-01
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Sgariboldi, A. R., Puggina, A. C. G., & Silva, M. J. P. da. (2011). Análise da percepção dos professores em relação aos sentimentos dos alunos em sala de aula. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(5), 1206-1212. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500025