Fluência digital e uso de ambientes virtuais: caracterização de alunos de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000700008Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Tecnologia educacional, Informática em enfermagemResumo
O objetivo do estudo foi caracterizar o perfil de licenciandos de enfermagem, identificar a fluência digital, o conhecimento, a habilidade e o interesse no uso de ambientes virtuais de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratório-descritiva realizada com 51 licenciandos de enfermagem por meio de questionário. Dos participantes do estudo 51 (100%) afirmam ter conhecimento em informática, sendo que 26 (49%) indicam um nível intermediário; 47 (92%) fazem uso diário da Internet; 51 (100%) navegam em redes sociais e possuem e-mail; 51(100%) utilizam MSN e 32 (62,7%) Skype; 41 (82%) acessam Chats, 33 (64,7%) Fóruns de discussão e 22 (43%) Blogs; 33 (64,7%) utilizam frequentemente o Moodle e 26 (51%) o COL; e a grande maioria (45- 88,2%) relatou interesse no uso de ambientes virtuais de aprendizagem. Os alunos foram considerados fluentes digitais e apresentaram conhecimento, habilidade e expressivo interesse no uso de ambientes virtuais de aprendizagem em sua formação acadêmica.Downloads
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Publicado
2011-12-01
Edição
Seção
Artigo Original
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Como Citar
Costa, P. B., Prado, C., Oliveira, L. de F. T. de, Peres, H. H. C., Massarollo, M. C. K. B., Fernandes, M. de F. P., Leite, M. M. J., & Freitas, G. F. de. (2011). Fluência digital e uso de ambientes virtuais: caracterização de alunos de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(spe), 1589-1594. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000700008