Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000800011Palavras-chave:
Saúde pública, Pesquisa em enfermagem, Educação em enfermagem, Conhecimento, Sistema Único de Saúde, Enfermagem em saúde coletivaResumo
Esta análise sobre os processos ensino-aprendizagem e a pesquisa de Enfermagem em Saúde Coletiva frente à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) objetiva reconhecer a potencialidade da realidade de saúde da população como estratégias de aproximação com o campo de ação e instrumentalização do profissional para a reversão de situações indesejáveis de saúde. Assim, refletiu-se sobre o trabalho da Enfermagem em Saúde Coletiva por compreendê-lo como mediador para promover o ensino, a aprendizagem e a construção de conhecimento na área. Acredita-se que tais processos, fundamentados no pensamento crítico, possibilitam a reflexão sobre as contradições entre a política pública vigente e as ações promovidas pelo setor, e assim, contribuem para superar o atual modelo de atenção à saúde, que historicamente tem sido fundamentado em ações curativistas para o indivíduo, para o modelo que reconhece as necessidades em saúde e intervém na determinação social do processo saúde-doença.Downloads
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Publicado
2011-12-01
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Artigo Original
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Como Citar
Chaves, M. M. N., Larocca, L. M., & Peres, A. M. (2011). Enfermagem em saúde coletiva: a construção do conhecimento crítico sobre a realidade de saúde. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(spe2), 1701-1704. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000800011