Desenvolvimento e avaliação de um software que verifica a acurácia diagnóstica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100025Palavras-chave:
Diagnóstico de enfermagem, Tecnologia educacional, Lógica fuzzy, Informática em enfermagemResumo
Este artigo descreve o desenvolvimento e avaliação de um software que verifica a acurácia diagnóstica de alunos de enfermagem. O software foi baseado num modelo que utiliza conceitos da lógica fuzzy, em PERL, banco de dados MySQL para acesso pela internet e a classificação NANDA-I 2007-2008. Avaliou-se a qualidade técnica e a usabilidade do software utilizando instrumentos específicos. A atividade proposta no software possui quatro etapas nas quais o aluno estabelece valores de relação entre diagnósticos de enfermagem, características definidoras/fatores de risco e casos clínicos. Os valores de relação determinados pelo aluno são comparados aos de especialistas, gerando escores de desempenho para o aluno. Na avaliação, o software atendeu satisfatoriamente as necessidades de qualidade técnica e, segundo os alunos, trouxe benefícios ao aprendizado, podendo transformar-se em uma ferramenta educacional no ensino do diagnóstico de enfermagem.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-02-01
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Jensen, R., Lopes, M. H. B. de M., Silveira, P. S. P., & Ortega, N. R. S. (2012). Desenvolvimento e avaliação de um software que verifica a acurácia diagnóstica. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(1), 184-191. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100025