Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62341999000200008Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação em EnfermagemResumo
Este trabalho busca identificar, em cinco períodos da História do Brasil, o uso, pelos enfermeiros, de metodologias pedagógicas nas ações educativas de saúde em enfermagem. Esta revisão procura resgatar a historicidade do processo educativo trilhado pela Enfermagem e propõe a incorporação, no planejamento das práticas educativas do enfermeiro, do uso de metodologias pedagógicas problematizadoras, concordando com os enfermeiros pesquisadores e assistenciais que defendem aplicação de ações educativas que permitam ao aprendiz apropriar-se de conhecimento técnico aliado à conscientização política de si e do mundo, permitindo-lhe criar e recriar ações cotidianas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1999-06-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Antunes, M. J. M., Shigueno, L. Y. O., & Meneghin, P. (1999). Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 33(2), 165-174. https://doi.org/10.1590/S0080-62341999000200008