O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342000000100012Palavras-chave:
Enfermagem pediátrica, Ensino, Criança, Família, Estudantes de enfermagemResumo
Este estudo, utilizando abordagem fenomenológica, buscou compreender o significado da experiência de aprendizagem da aluna de enfermagem ao cuidar da criança e da família na comunidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aberta, individual, tendo como sujeitos nove alunas. Através da análise dos dados emergiram dois temas: ENFRENTANDO O DESAFIO e GERANDO OUTRO OLHAR. A interpretação, segundo o referencial teórico da Análise Existencial de Viktor Frankl, permitiu compreender que o sentido que move a aluna no tema enfrentando o desafio é a busca do conhecimento e o querer fazer algo. Além disso, o estudo permitiu uma reflexão acerca dos componentes da aprendizagem significativa em enfermagem, sendo o tema gerando outro olhar uma conseqüência para o pensar, o sentir e o agir da aluna, favorecendo seu crescimento pessoal e profissional.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2000-03-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Pettengill, M. A. M., & Angelo, M. (2000). O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 34(1), 91-98. https://doi.org/10.1590/S0080-62342000000100012