Capacidades motoras envolvidas na habilidade psicomotora da técnica de ressuscitação cardiopulmonar: subsídios para o processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Ana Maria Kazue Miyadahira USP; EE; Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342001000400009

Palavras-chave:

Ensino, Ressuscitação cardiopulmonar, Aprendizagem

Resumo

Trata-se de uma estudo bibliográfico sobre a identificação das capacidades motoras envolvidas na habilidade psicomotora da técnica de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) cuja finalidade é obter subsídios para o planejamento do processo ensino-aprendizagem desta habilidade. Verificou-se que as capacidades motoras envolvidas na habilidade psicomotora da técnica de RCP são predominantemente cognitivas e motoras, envolvendo 9 capacidades perceptivo-motoras e 8 capacidades de proficiência física. A técnica de RCP é uma habilidade psicomotora classificada como aberta, seriada e categorizada como uma habilidade fina e global e o processo de ensino-aprendizagem da técnica de RCP tem alto grau de complexidade.

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Publicado

2001-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Miyadahira, A. M. K. (2001). Capacidades motoras envolvidas na habilidade psicomotora da técnica de ressuscitação cardiopulmonar: subsídios para o processo ensino-aprendizagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 35(4), 366-373. https://doi.org/10.1590/S0080-62342001000400009