Influências do comportamento comunicativo não-verbal do docente em sala de aula: visão dos docentes de enfermagem

Autores

  • Rosely Kalil de Freitas Castro Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Maria Júlia Paes da Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342001000400011

Palavras-chave:

Comunicação não-verbal, Docente de enfermagem, Ensino

Resumo

Na interação professor-aluno, o professor tem um importante papel e seu bom desempenho depende da consciência e habilidade que tenha na comunicação. Este trabalho teve como objetivo verificar junto aos docentes de Enfermagem, o conhecimento e a importância atribuída aos sinais não-verbais na sua interação em sala de aula. É um estudo exploratório, na linha qualitativa e foram entrevistados 25 docentes da EEUSP, de outubro a dezembro de 1999. Dentre os achados, pudemos verificar que são considerados facilitadores da interação: algumas características do professor, características do aluno, a regularidade de contato, o tipo de conteúdo exposto e a própria comunicação.

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Publicado

2001-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Castro, R. K. de F., & Silva, M. J. P. da. (2001). Influências do comportamento comunicativo não-verbal do docente em sala de aula: visão dos docentes de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 35(4), 381-389. https://doi.org/10.1590/S0080-62342001000400011