Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas a coleta de sangue

Autores

  • Patrícia de Jesus Ribeiro UNIFESP
  • Ana Llonch Sabatés Universidade de Guarulhos
  • Circéa Amalia Ribeiro UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342001000400016

Palavras-chave:

Enfermagem pediátrica, Jogos e brinquedos, Comportamento infantil

Resumo

O estudo é um quase-experimento, que teve como objetivo verificar o efeito da aplicação do Brinquedo Terapêutico sobre o comportamento de crianças pré-escolares, durante a coleta de sangue para exames laboratoriais. A amostra constituiu-se de 42 crianças divididas nos grupos controle e experimental. Todas as crianças tiveram seu comportamento observado, sendo apenas as do grupo experimental preparadas com o uso do Brinquedo Terapêutico. Os resultados foram analisados comparando-se o comportamento das crianças dos dois grupos e demonstraram que o preparo com o Brinquedo Terapêutico foi eficaz na compreensão do procedimento e no controle de suas reações comportamentais.

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Publicado

2001-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ribeiro, P. de J., Sabatés, A. L., & Ribeiro, C. A. (2001). Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas a coleta de sangue. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 35(4), 420-428. https://doi.org/10.1590/S0080-62342001000400016