Ensinar saúde/enfermagem numa nova proposta de reestruturação acadêmica

Autores

  • Josicélia Dumêt Fernandes Universidade Federal da Bahia; Escola de Enfermagem
  • Naomar de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia; Instituto de Saúde Coletiva
  • Darci de Oliveira Santa Rosa Universidade Federal da Bahia; Escola de Enfermagem
  • Márcia Pontes Universidade Federal da Bahia; Faculdade de Educação
  • Neuranides Santana Universidade Federal da Bahia; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500016

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Currículo, Ensino

Resumo

O estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de reestruturação da arquitetura curricular, avaliando seus desdobramentos no que tange ao ensino em saúde, com foco na Enfermagem. Para o alcance desse objetivo, apresenta-se, inicialmente, o panorama atual da educação superior no Brasil. Em seguida, explicita-se uma proposição de reestruturação curricular. Finalmente, aborda-se a configuração do ensino na saúde/enfermagem, frente a essa proposta. O estudo aponta para a necessidade de construção de uma universidade renovada, em sua interface com a formação na área da saúde, favorecendo o desenvolvimento de práticas educativas mais aderentes aos contextos da vida e à pluralidade e singularidade dos processos sociais concretos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Fernandes, J. D., Almeida Filho, N. de, Santa Rosa, D. de O., Pontes, M., & Santana, N. (2007). Ensinar saúde/enfermagem numa nova proposta de reestruturação acadêmica. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 41(spe), 830-834. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500016