Organização tecnológica do trabalho em um pronto atendimento e a autonomia do trabalhador de enfermagem

Autores

  • Giselda Quintana Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Grupo de Estudos em Saúde Coletiva
  • Maria Alice Dias da Silva Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000100006

Palavras-chave:

Serviços de Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Serviços Médicos de Emergência, Enfermagem, Autonomia profissional

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a organização dos processos de trabalho em um serviço de pronto atendimento e a autonomia do trabalhador de enfermagem na prestação de cuidados ao usuário. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação livre por amostragem de tempo. O foco de observação foi o atendimento prestado aos usuários no serviço. Constatou-se que o processo de trabalho está organizado com a finalidade de tratar a queixa principal, tendo como ação nuclear a consulta médica. A organização tecnológica do trabalho coloca o médico como detentor de poder, seguido da enfermeira, nos seus espaços de poder e autonomia, que é pouco exercida pelos demais agentes. O trabalho da enfermagem é fundamental, perpassando todos os espaços de atendimento e interligando as ações, mas se caracteriza como um trabalho auxiliar das atividades do pronto atendimento.

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Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Marques, G. Q., & Lima, M. A. D. da S. (2008). Organização tecnológica do trabalho em um pronto atendimento e a autonomia do trabalhador de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 42(1), 41-47. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000100006