Qualidade de vida de estudantes de enfermagem: a construção de um processo e intervenções

Autores

  • Raquel Aparecida de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Centro de Ciências Médicas e Biológicas; Departamento de Enfermagem
  • Maria Helena Trench Ciampone Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000100008

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Qualidade de vida, Educação em enfermagem

Resumo

Trata-se de uma pesquisa-ação que teve como objetivos: conhecer as percepções dos alunos de graduação em enfermagem, quanto a sua qualidade de vida, compreender e analisar as demandas por eles evidenciadas no resgate das situações vividas e operacionalizar por meio do grupo operativo direcionamentos e estratégias que possam melhorar a sua qualidade de vida. O estudo foi na PUC/SP. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas individuais na primeira fase e nortearam os temas disparadores dos cinco encontros de grupo focal na segunda fase. Os dados dos encontros foram analisados, segundo a análise temática e adaptados do Modelo Ecológico de QVE. Os resultados evidenciaram que a Universidade é um espaço que propicia vivências promotoras e não promotoras de qualidade de vida dos alunos e a necessidade de encontros sistematizados, nos quais alunos e professores discutam a construção individual e coletiva de estratégias de enfrentamento.

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Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Oliveira, R. A. de, & Ciampone, M. H. T. (2008). Qualidade de vida de estudantes de enfermagem: a construção de um processo e intervenções. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 42(1), 57-65. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000100008