Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000200021Palavras-chave:
Idoso, Satisfação do paciente, Serviços de Saúde para Idosos, MéxicoResumo
Esta pesquisa teve como objetivos identificar os grupos de usuários segundo o grau de satisfação com a atenção recebida nos Módulos Gerontológicos e determinar os principais fatores associados. Trata-se de estudo transversal realizado com 181 usuários nos 36 módulos do Seguro Social dos Trabalhadores Públicos, no México. O nível de satisfação foi avaliado segundo três aspectos: características gerais da atenção recebida, amabilidade no trato e infraestrutura. Foi realizada uma análise de conglomerados para identificar grupos de usuários segundo o grau de satisfação e um modelo de regressão logística ordinal para identificar os fatores associados. Estiveram satisfeitos com o serviço 53% dos usuários; medianamente satisfeitos, 34,3%; e insatisfeitos, 12,7%. Os principais fatores associados com maior grau de satisfação foram: ser mulher, maior idade e ser chefe/a de família. O sistema de saúde deve dirigir sua atenção para esse grupo populacional que é crescente e incentivar o desenvolvimento de uma atenção de qualidade que contemple as suas necessidades.Downloads
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Publicado
2013-04-01
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Como Citar
Nigenda-López, G., Salinas-Rodríguez, A., Gómez-Camponovo, M., Manrique-Espinoza, B., Ruiz-Larios, J. A., & Trejo-Rosales, A. (2013). Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 47(2), 421-425. https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000200021