Ambiência como estratégia de humanização da assistência na unidade de pediatria: revisão sistemática

Autores

  • Juliane Portella Ribeiro Federal University of Rio Grande; Nursing Graduate Program
  • Giovana Calcagno Gomes Federal University of Rio Grande; School of Nursing
  • Maira Buss Thofehrn Federal University of Pelotas; Nursing department

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000300020

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar a produção de conhecimento acerca das estratégias que as instituições de saúde têm implementado para humanizar a assistência à criança hospitalizada. Método: Trata-se de uma revisão sistemática realizada a partir da Biblioteca Virtual em Saúde - Enfermagem e do SciELO, utilizando os sete passos propostos pelo Cochrane Handbook. Resultados: Foram selecionados 15 artigos cujos resultados apontam o uso de estratégias que envolvem relações de troca entre o profissional de saúde, a criança hospitalizada e seus familiares, as quais podem ser mediadas por atividades lúdicas, pela música e pela leitura de contos infantis. Compreendem também o uso da própria arquitetura como forma de proporcionar bem-estar à criança e sua família, além de facilitar o desenvolvimento do processo de trabalho dos profissionais de saúde. Conclusão: É necessário investimentos em pesquisas e publicações acerca da temática, para que a Política Nacional de Humanização não deixe de existir e para que as estratégias apontadas neste estudo não se configurem em ações isoladas e desarticuladas de uma política de saúde.


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Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Ribeiro, J. P., Gomes, G. C., & Thofehrn, M. B. (2014). Ambiência como estratégia de humanização da assistência na unidade de pediatria: revisão sistemática . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(3), 530-539. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000300020