Avaliação do desenvolvimento neuromotor da criança por meio do Harris Infant Neuromotor Test

Autores

  • Márcia Maria Coelho Oliveira Lopes Federal University of Ceará
  • Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso Federal University of Ceará; Department of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400003

Resumo

Objetivo: Investigar o desenvolvimento neuromotor das crianças de risco, entre três e 12 meses de vida, aplicando o Harris Infant Neuromotor Test (HINT), na versão brasileira.Método: Estudo longitudinal, com 78 crianças e 76 pais/responsáveis egressos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, em Fortaleza-CE/Brasil. Aplicaram-se dois instrumentos: HINT e questionário socioeconômico, de julho/2009 a agosto/2010. Analisaram-se 55 crianças nascidas prematuras e 23 a termo. Resultados: A média final dos escores variou de 14,6 a 25,2 e 11,2 a 24,7, para os prematuros e a termo, respectivamente, mostrando que 91% das crianças evidenciaram bom desempenho neuromotor e sete, nascidas prematuras, apresentaram alterações, o que implicou encaminhamento de três crianças ao serviço especializado para exames e diagnósticos. Conclusão: O teste possibilitou aos enfermeiros avaliar o desenvolvimento infantil, identificar desvios precoces e planejar intervenções.


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Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Lopes, M. M. C. O., & Cardoso, M. V. L. M. L. (2014). Avaliação do desenvolvimento neuromotor da criança por meio do Harris Infant Neuromotor Test . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(4), 586-593. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400003