Estudo da modelagem parental: a construção de um estudo para a exploração

Autores

  • José Francisco Martínez Licona University Autonomy of San Luis Potosi México; Institute of Research of School Psychology
  • Aracely Díaz Oviedo University Autonomy of San Luis Potosi; School of Nursing
  • Aileen Azucena Salazar Jasso University Autonomy of San Luis Potosi
  • Marcela Duron Rivera University Autonomy of San Luis Potosi

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400004

Resumo

Objetivo: Construir um questionário para identificar os padrões de reprodução, de apego e de sucesso que moldam os pais na interação familiar atualmente. Método: Uma metodologia mista foi utilizada na elaboração dos itens, e posteriores testes pilotos para a validação e consistência interna do instrumento, avaliado por um júri, constituído por especialistas. Resultados: Obteve-se um instrumento com 36 declarações, organizadas em 12 agrupamentos para a exploração de modelos familiares, de acordo com os fatores: criação dos filhos, laços familiares e os padrões de sucesso, existentes em contextos familiares e cada um deles com suas respectivas dimensões. A análise desses fatores forneceu informações sobre a natureza da formação da família nuclear e as áreas de oportunidade para a intervenção socioeducativa. Conclusão: Neste trabalho assume-se que o contexto familiar é tão decisivo como o contexto escolar, sendo assim, explorar a natureza dos modelos familiares, atualmente, é necessário para o conhecimento das características e influências da formação dos jovens, em qualquer contexto social.



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Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Licona, J. F. M., Oviedo, A. D., Jasso, A. A. S., & Rivera, M. D. (2014). Estudo da modelagem parental: a construção de um estudo para a exploração . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(4), 594-601. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400004