Informação para Autores

 

 

O manuscrito pode ser submetido nos idiomas português, inglês ou espanhol e ser destinado exclusivamente à REEUSP. Não é permitida a apresentação simultânea do manuscrito a outro periódico, parcial ou integralmente.

Todos os manuscritos publicados receberão um número de DOI (Digital Object identifier).

A submissão deve ser feita online no sistema ScholarOne, acompanhada de uma carta ao Editor Científico, destacando os avanços e as contribuições do texto frente às publicações recentes já veiculadas sobre a temática. Adicionalmente, deve informar os motivos pelos quais a REEUSP foi selecionada para submissão. 

Todos os autores devem associar o número de registro no ORCID a seu perfil no ScholarOne e informá-lo no momento da submissão.

Desta forma, na submissão do manuscrito, os nomes dos autores devem ser escritos por extenso, informar detalhadamente sua contribuição, assinar e enviar a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais.

A REEUSP solicita o preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta – SciELO e da Declaração de Disponibilidade de Dados que devem ser anexados obrigatoriamente ao sistema ScholarOne como arquivos complementares para avaliação dos revisores.

Para efetuar o depósito de Dados de Pesquisa, os autores devem escolher o repositório que considerarem mais adequado para compartilhar seus dados e fazer o depósito. Diversos repositórios de Acesso Aberto estão disponíveis, tais como: SciELO DataRepositório de Dados Científicos da USP e Harvard Dataverse.

O autor deve informar à REEUSP o número DOI atribuído aos dados de pesquisa e/ou ao preprint e o nome do servidor onde foi depositado. O material deve obedecer a licença Creative Commons para compartilhamento de dados e ser citado como “Disponibilidade de Dados” após a seção “Conclusão/Considerações finais” do manuscrito.

O manuscrito aprovado deve ser revisado por um profissional sugerido pela REEUSP e traduzido para o inglês, caso o idioma original seja português ou espanhol.

 

 

Tipos de documentos aceitos

 

Artigo Original: resultado de pesquisa primária, com metodologia rigorosa, clara, discussão aprofundada e interface com a literatura científica nacional e internacional. Limitado a 15 páginas no total (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências).

 

Revisão Sistemática: análise de estudos primários, quantitativos ou qualitativos, que sintetiza evidências. Limitada a 25 páginas no total (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências).

Revisão de Escopo: desenvolvida para mapear os conceitos-chave que sustentem um campo de pesquisa, bem como para esclarecer as definições e/ou os limites conceituais de um tópico. Limitada a 25 páginas no total (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências).

Obs.: a REEUSP não aceita Revisões Integrativas.

Estudo Teórico: análise de teorias ou métodos que sustentem a ciência da Enfermagem ou de áreas correlatas que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento em Enfermagem. Limitado a 15 páginas no total (incluindo resumo, quadros, figuras e referências).

Relato de Implementação de Evidências: relatos de implementação das melhores evidências científicas em serviços de saúde, segundo metodologia do The Joanna Briggs Institute (JBI). Limitado a 25 páginas no total (incluindo resumo, tabelas, figuras, resultados e discussão de auditorias de base e de seguimento e referências).

Relato de Experiência Profissional: publicação de relatos de experiências que envolvam a atuação de enfermeiros e profissionais de áreas afins à Enfermagem e saúde, em diferentes cenários de práticas profissionais, e abordam a aplicação de procedimentos ou metodologias de intervenção em casos clínicos, de educação em saúde, de formação profissional (experiência pedagógica), implementação de desenhos de pesquisas (aplicação de estratégias metodológicas inovadoras) e análise de implicações conceituais. O texto deve limitar-se a 15 páginas no total (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências). Relatos de experiência que envolvam casos clínicos devem comprovar aprovação ética pelo Sistema CEP/CONEP, conforme orientação da Carta Circular CONEP n.166/2018.

Carta ao Editor: destinada a comentários de leitores sobre os trabalhos publicados na Revista, expressa concordância ou discordância sobre um assunto abordado. Limitada a uma página no total.

Editorial e Ponto de Vista: são usualmente convidados pelo Editor Científico. Não são submetidos à revisão por pares e não é cobrada a taxa de editoração.

 

 

Estratégias de Qualificação do Manuscrito

 

A REEUSP adota estratégias de qualificação para a publicação de estudos de pesquisa, tais como as da Organização Mundial da Saúde (OMS), International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e Enhancing the Quality and Transparency of Health Research (EQUATOR Network). São recursos que favorecem o potencial de publicação e sua utilização em referências de pesquisas.

Apresentam-se a seguir alguns protocolos internacionais validados a serem utilizados conforme o desenho da pesquisa:

Ensaios ClínicosCONSORT (Consolidated Standards of Reporting Trials) e identificação de Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deve constar no final do resumo.

Estudos ObservacionaisSTROBE (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology).

Estudos QualitativosCOREQ (Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research).

Obs.: Protocolos de outros tipos de estudos são encontrados na rede EQUATOR e no artigo de Larson EL, Cortazal M. Publication guidelines need widespread adoption. J Clinical Epidemiol. 2012;65:239-46. DOI: 10.1016/j.jclinepi.2011.07.008

Revisões Sistemáticas e Meta-Análises: PRISMA (Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews and Meta-Analyses), para as revisões quantitativas e ENTREQ (Enhancing Transparency in Reporting the Synthesis of Qualitative Research), para as revisões qualitativas.

Revisões de EscopoPRISMA-ScR (PRISMA Extension for Scoping Reviews: Checklist and Explanation).

 

 

Contribuição dos Autores

 

Não há limite no número de autores, mas as pessoas designadas como autores devem ter participado substancialmente da elaboração do manuscrito e assumir responsabilidade pelo seu conteúdo. O International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) recomenda que a autoria seja baseada em contribuições substanciais:

 

a) na concepção ou desenho do trabalho;

b) na coleta, análise e interpretação dos dados;

c) na redação do artigo ou em sua revisão crítica;

d) na aprovação final da versão a ser publicada.

 

Para indicar as contribuições dos autores recomenda-se usar a CREDiT (Contributor Roles Taxonomy).

 

Desta forma, na submissão do manuscrito, os nomes dos autores devem ser escritos por extenso, informar detalhadamente sua contribuição, assinar e enviar a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

O artigo deverá ser apresentado, exclusivamente à REEUSP, não devendo ser submetido a outro periódico.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

O formato de apresentação da página de título e do manuscrito (tabelas, quadros, figuras, ilustrações, mapas, diagramas, formato, resolução, tamanho entre outros) estão devidamente detalhados nos Templates a seguir.

 

Página de Título

O manuscrito deve estar de acordo com as normas da Revista. Escolha o template de acordo com o idioma original do manuscrito:

Documento Principal

O manuscrito deve estar de acordo com as normas da Revista. Escolha o template de acordo com o idioma original do manuscrito:

 

 

Citações e Referências

 

A REEUSP adota as referências em conformidade com o estilo Vancouver.

Seguem abaixo, alguns modelos de referências:

 

Artigos de periódicos com até seis autores

Ornell F, Schuch JB, Sordi AO, Kessler FHP. “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Braz J Psychiatry. 2020;42(3):232– 5. doi: http://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008. PubMed PMID: 32267343.

Nonato LOF, Peres AM, Khalaf DK, Souza MAR, Figueiredo KC, Lapierre J. Primary Healthcare management strategies in socially vulnerable territories exposed to violence. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03608. doi: http://doi.org/10.1590/s1980-220x2018054903608. PubMed PMID: 32965446.

Artigos de periódicos com mais de seis autores

Elvira IKS, Silva TL, Santos RLM, Oliveira MG, Andrade EG, Costa RD, et al. Esperança de famílias que convivem com comportamento aditivo por tempo prolongado. Rev Enferm Cent-Oeste Min. 2019;9. doi: http://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3241.

Jewkes R, Milovanovic M, Otwombe K, Chirwa E, Hlongwane K, Hill N, et al. Intersections of sex work, mental ill-health, ipv and other violence experienced by female sex workers: findings from a cross-sectional community-centric national study in south Africa. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(22):11971. doi: http://doi.org/10.3390/ijerph182211971. PubMed PMID: 34831727.

Documentos governamentais ou organizacionais

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde mental e a pandemia de Covid-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, Biblioteca Virtual de Saúde; 2022 [citado em 2024 Maio 21]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/saude-mental-e-a-pandemia-de-covid-19/.

World Health Organization. Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak [Internet]. Geneva: WHO; 2020 [citado em 2024 Maio 21]. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/mental-health-considerations.pdf.

United Nations Programme on HIV/Aids [Internet]. Political declaration on HIV and AIDS: ending inequalities and getting on track to end AIDS by 2030. Geneva: UNAIDS; 2021 [citado em 2024 dez 20]. Disponível em: https://www.unaids.org/en/resources/documents/2021/2021_politicaldeclaration-on-hiv-and-aids

Livros

Schutz A. A construção significativa do mundo social: uma introdução à sociologia compreensiva. Petrópolis: Vozes; 2018. 394 p.

Garret JJ. The elements of user experience: user-centered design for the web and beyond. 2nd ed. Thousand Oaks, CA: New Riders Publishing; 2011.

Capítulos ou parte de livros

Moreno A. Muito além do básico: as bases de dados em saúde e a atenção básica à saúde no Brasil. In: Mendonça MHM, Matta GC, Gondim R, editores. Atenção primária à saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisa. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2018. p. 265–90. doi: http://doi.org/10.7476/9788575416297.0012.

Capítulo de documento governamental

Carvalho DMT. Sistema de Informações Hospitalares do SUS – SIH-SUS. In: Brasil, Ministério da Saúde, editores. A experiência brasileira em sistemas de informação em saúde. Volume 1: produção e disseminação de informações sobre saúde no Brasil [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. p. 49–70 [citado em 2024 Jul 11]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/experiencia_brasileira_sistemas_ saude_volume1.pdf.

Teses

Ferraça M. “(R)esistir” no Jardim Itatinga: laços entre sujeitos e espaço urbano [tese]. Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas; 2019. doi: http://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1096854.

Suet MM. Estudo da adesão à terapêutica antirretroviral em adolescentes infectados pelo vírus da imunodeficiência (HIV) em um hospital de grande porte na Cidade do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz; 2010.

Preprints

Hlophe LD, Constança SS, Diribsa TB, Peter SN. Determinants of anti-retroviral therapy adherence among adolescents living with HIV in the Kingdom of Eswatini. medRxiv. 2023. Preprint. doi: https://doi.org/10.1101/2023.09.25.23296.

Documentos Suplementares

A REEUSP solicita que sejam preenchidos e anexados os seguintes formulários ao ScholarOne:

Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais como arquivo complementar que NÃO é para avaliação.

Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta – SciELO  como arquivo complementar que é para avaliação.

Declaração de Disponibilidade de Dados como arquivo complementar que é para avaliação.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Informar, na página de título, as fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.