Um modelo sistêmico de avaliação de softwares para educação a distância como apoio à gestão de EaD
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36592Palabras clave:
Educação a Distância, Avaliação de Softwares, Gestão do Ensino, Ambientes Virtuais de AprendizagemResumen
Este artigo apresenta um modelo para avaliação de softwares que possibilitam os chamados Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), baseado no modelo original proposto por Schlemmer e Fagundes (2001) e Schlemmer (2002). O modelo de avaliação é orientado pelo paradigma da complexidade e por uma concepção interacionista/construtivista/sistêmica de Educação a Distância (EaD). Ele foi aplicado a um caso real de avaliação de AVAs em uma instituição de ensino superior brasileira e considera múltiplas perspectivas (tecnológica, comunicacional, social, pedagógica e de gestão), bem como sua aplicação por equipes interdisciplinares (formadas por usuários, educadores, pedagogos, técnicos e gestores). O modelo oferece suporte a esses atores no processo decisório de escolha de um software que forneça uma plataforma para a EaD.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2007-03-01
Número
Sección
Tecnologia da Informação
Cómo citar
Um modelo sistêmico de avaliação de softwares para educação a distância como apoio à gestão de EaD . (2007). REGE Revista De Gestão, 14(1), 77-91. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36592