Um modelo sistêmico de avaliação de softwares para educação a distância como apoio à gestão de EaD

Autores

  • Eliane Schlemmer UNISINOS; Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Amarolinda Zanela Saccol UNISINOS; Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Susane Garrido UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36592

Palavras-chave:

Educação a Distância, Avaliação de Softwares, Gestão do Ensino, Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta um modelo para avaliação de softwares que possibilitam os chamados Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), baseado no modelo original proposto por Schlemmer e Fagundes (2001) e Schlemmer (2002). O modelo de avaliação é orientado pelo paradigma da complexidade e por uma concepção interacionista/construtivista/sistêmica de Educação a Distância (EaD). Ele foi aplicado a um caso real de avaliação de AVAs em uma instituição de ensino superior brasileira e considera múltiplas perspectivas (tecnológica, comunicacional, social, pedagógica e de gestão), bem como sua aplicação por equipes interdisciplinares (formadas por usuários, educadores, pedagogos, técnicos e gestores). O modelo oferece suporte a esses atores no processo decisório de escolha de um software que forneça uma plataforma para a EaD.

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Publicado

2007-03-01

Edição

Seção

Tecnologia da Informação

Como Citar

Um modelo sistêmico de avaliação de softwares para educação a distância como apoio à gestão de EaD . (2007). REGE Revista De Gestão, 14(1), 77-91. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36592