A catedral, o bazar e o condomínio: um ensaio sobre o modelo de negócio do software livre
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36632Palabras clave:
Software Livre, Open Source, Modelo de Negócios, F/LOSSResumen
Este ensaio tem como objetivo apresentar o software livre como objeto viável de estratégia de comercialização no mercado de software. A partir da análise de seus efeitos sobre as receitas e o market share das firmas dominantes, o F/LOSS (Free/Libre Open Source Software) emerge como alternativa de modelo de negócio nos segmentos em que o software livre apresenta vantagens competitivas sobre o software proprietário. Descrevemos as potencialidades e limitações, os aspectos tecnológicos, econômicos e sociológicos da organização da produção de empresas que comercializam produtos ou serviços relacionados ao F/LOSS. Utilizando-se a perspectiva da Economia dos Custos de Transação e da Economia da Informação, apresenta-se o modelo híbrido de desenvolvimento do F/LOSS nos mesmos moldes de um condomínio - em que a administração central coordena a ação coletiva, enquanto a comunidade, ao mesmo tempo em que integra o processo, monitora as ações da direção centralizada -, como estratégia competitiva alternativa aos modelos de desenvolvimento aberto (Bazar) e proprietário (Catedral).Descargas
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Publicado
2008-03-01
Número
Sección
Tecnologia da Informação
Cómo citar
A catedral, o bazar e o condomínio: um ensaio sobre o modelo de negócio do software livre . (2008). REGE Revista De Gestão, 15(1), 99-113. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36632