PROPOSIÇÃO DE UM MÉTODO GERENCIAL PARA A ANÁLISE INTERNA DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Ricardo Messias Rossi
  • Andrea Lago da Silva

Palavras-chave:

Estratégia Empresarial, Competição, Recursos, Vantagem Competitiva.

Resumo

Neste artigo é proposta uma sequência de etapas para facilitar o planejamento estratégico das organizações. Essa sequência de etapas, cuja base teórica é a Resource-Advantage Theory, foi transformada em um método gerencial de análise interna para as organizações. Assim, o objetivo geral deste estudo é apresentar um método, a partir do conceito de “recursos”, para a análise interna de empresas inseridas em um contexto de competição de mercado. Foi realizada uma pesquisa exploratória e com abordagem qualitativa. A partir da revisão teórica da literatura pertinente ao tema, construiu-se um método preliminar de análise interna, posteriormente validado e aprimorado por meio das informações coletadas na pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi baseada em entrevistas e observações em empresas da indústria de defensivos agrícolas no Brasil. A versão final do método de análise interna é constituída de seis etapas. Como resultado, o estudo propõe uma forma de operacionalização do conceito de recursos. Sob o ponto de vista gerencial, o estudo contribui fornecendo aos gerentes um método de análise que suporta as decisões referentes ao gerenciamento de recursos da organização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Lago da Silva
    Professora Associada do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) Pós-Doutora pela Universidade do Tennessee (Departamento de Marketing e Supply Chain Management)

Downloads

Publicado

2015-08-20

Edição

Seção

Estratégia Empresarial

Como Citar

PROPOSIÇÃO DE UM MÉTODO GERENCIAL PARA A ANÁLISE INTERNA DAS ORGANIZAÇÕES. (2015). REGE Revista De Gestão, 22(1), 41-60. https://revistas.usp.br/rege/article/view/102622