CONTROLE E DESEMPENHO DE FRANQUIAS: UM ESTUDO SOBRE AS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL REALIZADAS POR FRANQUEADORES

Autores

  • Carlos Amorim Lavieri Professor do Programa de Educação Continuada da Engenharia (PECE/USP) ̶São Paulo-SP, Brasil Mestre em Administração pela FEA/USP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP
  • Hamilton Luiz Corrêa Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo ̶São Paulo-SP, Brasil Doutor, mestre e graduado em Administração pela FEA/USP
  • Julio Araújo Carneiro da Cunha Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (PPGA/UNINOVE) São Paulo-SP, Brasil Doutor em Administração pela FEA/USP. Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP. Graduado em Ciências Econômicas (FEARP/USP), Ciências Contábeis (FEA-RP/USP), Administração de Empresas (UNAERP) e Comércio Exterior (UNAERP)

Palavras-chave:

Franquia, Avaliação de Desempenho, Empreendedorismo

Resumo

O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada com 63 franqueadores e master franqueados, com foco na avaliação de desempenho organizacional desse modelo de negócios. Os respondentes forneceram informações sobre o processo de avaliação que realizavam das unidades franqueadas e próprias no Brasil. Esses dados coletados foram analisados com base nos modelos teóricos existentes na literatura sobre avaliação e mensuração de desempenho organizacional. Pôde-se perceber que uma parte dos franqueadores não tem uma concepção formulada sobre avaliação e tampouco clareza sobre como realizar esse processo de avaliação. Nesse contexto, o que se pôde perceber é que a avaliação de desempenho se funda não no alinhamento da estratégia da organização, mas no estabelecimento de pontos de controle do franqueador sobre o franqueado, atendendo a interesses pontuais. Esses interesses costumam ser ligados à marca e à qualidade das atividades (operacionais e serviços). Por fim, a confiança entre franqueado e franqueador revelou-se como o elemento central para a avaliação de desempenho de franquias, e a inexistência dela evidenciou-se como a principal barreira para as atividades de avaliação de desempenho de franquias.

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Biografia do Autor

  • Carlos Amorim Lavieri, Professor do Programa de Educação Continuada da Engenharia (PECE/USP) ̶São Paulo-SP, Brasil Mestre em Administração pela FEA/USP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP

    Professor do Programa de Educação Continuada da Engenharia (PECE/USP)  - São Paulo-SP, Brasil
    Mestre em Administração pela FEA/USP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo
    pela FAU/USP

  • Hamilton Luiz Corrêa, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo ̶São Paulo-SP, Brasil Doutor, mestre e graduado em Administração pela FEA/USP
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo ̶São Paulo-SP, Brasil Doutor, mestre e graduado em Administração pela FEA/USP
  • Julio Araújo Carneiro da Cunha, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (PPGA/UNINOVE) São Paulo-SP, Brasil Doutor em Administração pela FEA/USP. Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP. Graduado em Ciências Econômicas (FEARP/USP), Ciências Contábeis (FEA-RP/USP), Administração de Empresas (UNAERP) e Comércio Exterior (UNAERP)
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (PPGA/UNINOVE) São Paulo-SP, Brasil Doutor em Administração pela FEA/USP. Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP. Graduado em Ciências Econômicas (FEARP/USP), Ciências Contábeis (FEA-RP/USP), Administração de Empresas (UNAERP) e Comércio Exterior (UNAERP)

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Publicado

2016-02-26

Edição

Seção

Estratégia Empresarial

Como Citar

CONTROLE E DESEMPENHO DE FRANQUIAS: UM ESTUDO SOBRE AS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL REALIZADAS POR FRANQUEADORES. (2016). REGE Revista De Gestão, 22(3), 337-355. https://revistas.usp.br/rege/article/view/111468