O papel das associações de interesse privado no mercado cafeeiro brasileiro

Autores

  • Geraldo Magela Jardim Barra Universidade Federal de Lavras
  • Virgílio Cézar da Silva e Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Rosa Teresa Moreira Machado Universidade Federal de Lavras; Departamento de Administração e Economia

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36595

Palavras-chave:

Associações de Interesse Privado, Economia dos Custos de Transação, Capital Social, Redes

Resumo

A desregulamentação do mercado cafeeiro propiciou uma nova conjuntura institucional. Nesse cenário, buscou-se investir em estratégias de diferenciação e na criação de associações orientadas para implementá-las. É pertinente discutir o papel dessas organizações nesse contexto. O objetivo deste artigo é discutir a expansão do papel das associações de cafeicultores brasileiros, enfocando o suporte que tais organizações oferecem para que seus membros possam atuar com produtos diferenciados. Trata-se de um ensaio sobre o papel das associações de interesse privado sob o prisma da Economia dos Custos de Transação, das Redes e do Capital Social.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Administração Rural e Agroindustrial

Como Citar

O papel das associações de interesse privado no mercado cafeeiro brasileiro . (2007). REGE Revista De Gestão, 14(2), 17-31. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36595