A importância das informações de mercado como apoio à tomada de decisões de marketing

Autores

  • Cláudio Luiz Chiusoli Universidade do Norte do Paraná
  • Marionei Pacagnan Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36671

Palavras-chave:

Sistema de Informação de Marketing, Decisões de Marketing, Atividades de Marketing

Resumo

O presente artigo se propõe verificar como as organizações utilizam as informações de marketing para a tomada de decisões. Inúmeras vezes os executivos encaram situações em que se veem obrigados a tomar decisões com base em sua experiência, sem dispor de informações seguras sobre a coleta e tratamento de dados que forneçam apoio à tomada de decisão de marketing. Assim, mediante uma revisão da literatura sobre o assunto, abordou-se o sistema de informação de marketing e a estrutura de um modelo para o qual se tomou como referência o proposto por Kotler (1998). Como complemento do estudo, realizou-se uma pesquisa descritiva em 110 empresas de médio e grande porte na cidade de Londrina, com os executivos responsáveis pelas decisões de marketing. Chegou-se a resultados que evidenciaram algumas associações entre os segmentos estudados, no caso porte da empresa e ramo de atividade, considerando-se as atividades de marketing. Foi possível também conhecer a maneira pela qual as organizações se apropriam das informações obtidas para tomar as decisões de marketing.

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Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

A importância das informações de mercado como apoio à tomada de decisões de marketing . (2009). REGE Revista De Gestão, 16(2), 83-100. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36671